Problemas de celulite? Resolva-os de forma saudável! 1
Posted on / by Maria Meneses / in Saúde

Problemas de celulite? Resolva-os de forma saudável!

Como acabar com a celulite?

Os especialistas dizem que 9 a cada 10 mulheres têm celulite. Porém, ainda não foi descoberto uma forma eficaz de eliminar a celulite na totalidade, por isso o conselho é analisar as causas e mudar alguns hábitos diários.

O que significa ter celulite e os seus diferentes níveis:

 

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A celulite ataca as coxas, o quadril, os glúteos e os joelhos! Este problema cientificamente conhecido como lipodistrofia ou hidrolipodistrofia, ocorre devido à alteração nos tecidos subcutâneos e adiposos, formando a tão temida “casca de laranja”.

A celulite aparece principalmente quando ocorrem alteração estruturais na derme e a na micro circulação do sangue, o que conduz a um aumento de tecido febroso e à acumulação de alguma gordura, e por consequência, ao aparecimento de irregularidade na pele. Por isso, a celulite dependendo do seu grau de severidade, pode ser mais do que um simples problema estético.

Celulite Grau 1 – Não existe fibrose. Esta celulite é pouco visível e só aparece se apertar a região ou contrair a musculatura.

Celulite Grau 2 –  É possível detetar leves irregularidades sem comprimir a pele, principalmente nas zonas mais propicias ao seu aparecimento (coxas, quadril, glúteos e joelhos). Neste grau, já existe fibrose sem predominância.

Celulite Grau 3 – Este tipo de celulite já é percetível a olho nu, pois a fibrose já se encontra estabelecida e as ondulações da pele começam a apresentar o aspeto “casca de laranja”.

Celulite Grau 4 –  Já existe fibrose instalada e são visíveis micro e macro nódulos. O asecto casca de laranja intensifica-se e a celulite torna-se mais dura e dolorosa.

Dicas

A celulite dos graus 1 e 2, os níveis mais moderados, são os mais fáceis de eliminar, através dá alimentação, cosméticos e do exercício físico, sendo passíveis de serem eliminados por  completo. Porém, nos graus 3 e 4 a probabilidade de celulite desaparecer totalmente, diminui drasticamente, sendo fundamental recorrer a todo um conjunto de hábitos, tratamentos e intervenções, para melhorar a eficácia no combate à celulite.

  • Siga uma alimentação saudável, equilibrada e variada ( frutas, legumes, carnes brancas , peixe, cereais integrais, leguminosas, frutos secos, probióticos, etc.).
  • Durma 8 horas, o repouso diário é fundamental para retardar os fatores que provocam a celulite.
  • Beber no mínimo 2 litros de água diariamente, a água ajuda a eliminar as toxinas e previne a retenção de líquidos na gordura localizada.
  • Fazer exercício físico, combinado exercícios aeróbicos com musculação. Não basta emagrecer, sendo absolutamente necessário tonificar o corpo.
  • Evitar o sol em excesso, pois os raios UV agridem o colagénio, o que torna a celulite ainda mais visível.
  • Relaxar e evitar o stress, através da prática da meditação e do yoga.
  • Evitar o consumo de álcool, porque além das calorias, aumenta a retenção de líquidos.
  • Manter o intestino regulado, a prisão de ventre é inimiga do combate à celulite.

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No Dia a Dia

Existem determinados hábitos, que utilizados diariamente ajudam a eliminar a celulite.

  • Evite usar saltos altos todos os dias, pois prejudicam a circulação sanguínea nas pernas, promovendo o aparecimento da celulite;
  • Evite tomar mais do que dois cafés por dia. Café em excesso, promove a desidratação e compromete a circulação sanguínea, levando ao aumento da celulite;
  • Evite dormir com cuecas e elásticos apertados, pois comprometem a microcirculação, sendo que cinquenta por cento da drenagem linfática, ou seja, os fluídos das pernas, voltam para o corpo enquanto dorme, fazendo um bloqueio à circulação, o que vai acumular toxinas;
  • Abdique dos alimentos processados e de refeições pré-fabricadas;
  • Não adira a dietas drásticas, pois a oscilação de peso agrava a celulite;
  • Não use jeans demasiado apertados;
  • Durante o banho alterne a temperatura da água no duche, aumentando a pressão da água do chuveiro em zonas específicas. Esta técnica melhora a circulação sanguínea através do estreitamento e dilatação dos vasos. A água fria contrai os vasos sanguíneos, a água quente faz vasodilatação;
  • Exfoliar a pele é o primeiro passo para tratar a celulite, pois remove células mortas e estimula a renovação da pele, preparando-a para os passos seguintes, como absorção dos princípios ativos presentes nos cosméticos para o efeito;
  • Opte por cozinhar a vapor, use panelas e frigideiras antiaderentes e salteie os alimentos. Isto faz com que estes preservem um maior número de nutrientes;
  • Ao massajar as zonas mais problemáticas, estará a estimular a circulação sanguínea nessas regiões, promovendo uma maior absorção de creme e a eliminação da celulite;

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Alimentos poderosos que ajudam a combater a celulite:

Segundo os especialistas, os alimentos que se constituem como os nossos maiores aliados para combater a celulite são:

  • Banana – é uma fruta rica em potássio, que estimula a drenagem linfática do organismo, e em fibras que regulam o intestino, diminuindo a absorção de gorduras.
  • Azeite de oliva extra virgem – tem ação anti-inflamatória, combatendo os edemas provocados pela celulite.
  • Frutas cítricas com vitamina C – (abacaxi, abiu, acerola, ameixa, amora, caju, cidra, cupuaçu, framboesa, groselha, jabuticaba, laranja, lima, limão, marmelo, morango, nêspera, pêssego, romã, tamarindo, tangerina e uva) têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Auxiliam e eliminam as toxinas.
  • Abacate – é uma fruta rica em glutationa e ômega 9, dois antiflamatórios que auxiliam no controlo do cortisol, evitando o acumular de gordura no organismo.
  • Arroz integral – tem um baixo índice glicémico, auxilia no trânsito intestinal, aumenta a saciedade e ajuda na redução de peso. Fonte de crómio, atua no metabolismo dos carboidratos. Inibe a absorção de toxinas e ainda elimina as impurezas.
  • Rúcula, espinafres e brócolos – são vegetais que melhoram a circulação e atenuam a celulite.
  • Gengibre – da mesma forma que os alimentos acima, o gengibre está repleto de bons nutrientes para o nosso corpo. Proteínas, cálcio, ferro, magnésio, potássio e muitos outros compõem a seleção de benefícios que o gengibre nos pode oferecer. A raiz possui ação antioxidante e anti-inflamatória, sendo muito importante na prevenção e combate à celulite. Ela ainda possui ação termogénica contínua, acelerando o nosso metabolismo e colaborando para um aumento do gasto calórico, o que é excelente em qualquer dieta para emagrecer.
  • Abacaxi – é uma fruta rica numa enzima chamada bromelina, age como anti-inflamatório e fonte de fibra.
  • Maçã – ajuda a regular a absorção de gorduras e de glicose no organismo. Além disso, contribui para neutralizar as toxinas que provocam o aparecimento da celulite.
  • Frutos vermelhos – combatem radicais livres devido às suas propriedades antioxidantes, fortalecem os vasos sanguíneos e diminuem a produção de insulina.
  • Salmão, sardinha e atum – são fonte de óleos essenciais, conhecidos como ómega 3. Estas gorduras saudáveis têm um efeito estrutural e asseguram a fluidez e estabilidade de todas as membranas celulares do corpo.
  • Oleaginosas – nozes, castanhas, amêndoas e castanha-do-pará, são ricas em vitamina E, ómega 3 e antioxidantes. Têm ainda selénio (importante antioxidante contra o envelhecimento das células), cálcio, potássio, zinco e ácido fólico sendo estes nutrientes essenciais no tratamento da celulite. Para usufruir dos benefícios destes alimentos o ideal é investir no consumo diário de, pelo menos, duas unidades.
  • Sementes de linhaça – promovem a renovação celular, reduzem inflamações e ajudam a regular o intestino.
  • Goiaba – tem vitamina C, o que ajuda a equilibrar a absorção de gorduras.
  • Pimentos – são ricos em vitamina C, impulsionam a produção de colagénio, promovendo a elasticidade e mantendo a pele firme.
  • Chocolate negro – o cacau natural está cheio de antioxidantes, que detonam a gordura e aceleram o metabolismo. Porém, não convém ingerir mais que um quadradinho por dia.
  • Pimenta-de-caiena – pode ser usada para condimentar a maioria dos pratos, promove a circulação e acelera o metabolismo, sendo uma aliada no combate à celulite.
  • Quinoa – é sem dúvida uma alternativa saudável para substituir a massa e o arroz branco. Este superalimento é rico em proteína, aminoácidos, fibra, vitaminas e antioxidantes.

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Alimentos prejudiciais, que potenciam a celulite:

  • Álcool – o seu consumo fornece calorias em excesso e diminui a capacidade do corpo de eliminar resíduos tóxicos, o que pode conduzir à formação de celulite.
  • Sal – deve evitar ao máximo, pois causa retenção de líquidos e má circulação, promovendo a celulite. Substitua o sal por especiarias.
  • Açúcar – é responsável por fornecer ao organismo energia, mas quando consumido em excesso, é armazenado em forma de gordura. Se gosta de doces e não pode passar sem eles, opte por doces isentos de açúcar ou então, substitua-os por mel, agave, ou açúcar mascavado em pequenas quantidades.
  • Bebidas com gás – refrigerantes e água com gás prejudicam a circulação sanguínea e dificultam a irrigação dos tecidos, favorecendo o aparecimento da celulite.
  • Gorduras saturadas – como fritos e fast food, são alimentos que provocam a acumulação de gorduras localizadas e desencadeiam processos inflamatórios na pele, sendo os mesmos precursores e responsáveis do aparecimento da celulite.
  • Hidratos de carbono – como arroz branco, massas, pão branco e alimentos processados, são igualmente de evitar, já que são pobres em nutrientes e repletos de calorias. Promovem a retenção de líquidos e a gordura localizada, além de contribuírem para um ganho de peso significativo, impedindo uma perda de peso eficiente.
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