Como tratar cabelo seco e estragado 1
Posted on / by Maria Meneses / in Saúde

Como tratar cabelo seco e estragado

Aprenda como tratar do seu cabelo estragado para que volte a ter vitalidade, saúde e brilho.

O cabelo seco é caracterizado por ser indisciplinado, quebradiço, áspero, duro, com falta de movimento, sem brilho e, claro, muito seco.

Se o seu cabelo tem aquelas, ou algumas daquelas características saiba que quanto mais se usa secadores, placas de alisamento, tintas e descolorantes, mais complicado se torna devolver-lhe o brilho e a suavidade.

Por vezes pode-se questionar o porquê do seu cabelo ter chegado a esse estado de desidratação, saiba que todos os dias há fatores que contribuem para isso.

O nossa cabelo está constantemente exposto a agressões que danificam o seu cabelo e o deixam com um aspeto diferente daquele que gostava, seja por aquilo que fazemos (colorações, alisamentos, etc.) seja por fatores naturais que não controlamos (raios UV, cloro, agua do mar, poluição, etc).

 

Como tratar o cabelo seco e estragado? 

 

Hidratação: 

A hidratação, tem como objetivo repor a humidade dos fios de cabelo. Para isso devemos aplicar produtos com efeitos hidratantes, como glicerina, bepantol, colagénio, aloé vera e outros extratos botânicos, vitaminas, proteínas de aveia ou arroz e até mesmo mel ou chocolate.

 

Nutrir: 

Para nutrir os fio de cabelo deve fazer uma aplicação de lípidos para repor a oleosidade natural dos fios. Neste caso a substancia a procura são mais nutritivas como, ceramidas, manteiga de karité, manteiga de cacau, óleo de argão, abacate, azeite, óleo de coco ou manteiga de macadamia. Estes produtos naturais devem ser usados na sua forma pura, em mascaras ou ampolas.

 

Reconstruir: 

A reconstrução dos fios de cabelo, consiste na reposição de proteinas para que os fios ganham estrutura. Na composição dos produtos, escolha fórmulas com agentes reconstrutores, como queratina pura, colagénio, cisteína, arginina e creatina.

 

Recomendações: 

O cabelo é um tecido morto que não se regenera, portanto quando existem danos na fibra capilar, a única forma de eliminar o problema na sua totalidade será fazer um bom corte. E atenção: O uso de produtos de reconstrução em excesso poderá tornar os fios de cabelo rígidos e quebradiços.

Se tem o cabelo pintado, ou com qualquer outro processo de coloração, os cuidados devem ser redobrados, pois o cabelo foi sujeito a processos químicos que alteram toda a estrutura do fio do cabelo.

Se estiver farta do seu corte de cabelo e quiser mudar, pode aproveitar o nosso artigo com algumas dicas para um novo corte de cabelo!

 

 

Tags: