Como decorar um apartamento pequeno 1
Posted on / by Maria Meneses / in Moda Casa

Como decorar um apartamento pequeno

Decorar um apartamento pequeno para que ele pareça maior, tem os seus truques.

Se vive num apartamento pequeno já se deparou com o problema de não saber como inserir todos os móveis e elementos que precisa na decoração sem depois pesar demasiado o ambiente ou torná-lo claustrofóbico. Precisamente para  a ajudar, de seguida vamos dar algumas dicas de coisas que deve fazer na sua decoração para tornar o espaço bonito, organizado, e com tudo o que precisa sem se tornar visualmente demasiado pequeno.

 

Como decorar um apartamento pequeno 2

 

Harmonizar espaços 

A harmonização dos espaços é um dos primeiros passos. Escolher mobiliário que facilite a circulação e, quanto as cores, é importante que elas de se liguem entre si, criando uma harmonia entre espaços. Para garantir essa sensação de integração de continuidades, pode optar pelo mesmo tipo de piso para ambas as divisões (sala, corredores, hall, quartos), bom como o mesmo estilo de decoração ao estilos que se complementem. Por exemplo, se a cozinha ficar integrada na sala, é importante que tudo se harmonize.

 

Como decorar um apartamento pequeno 3

 

Espelhos 

Os espelhos ajudam a criar uma sensação de amplitude, o que é ideal em espaços pequenos, para ajudar a criar a sensação de amplitude, e assim junta o útil ao agradável, fica com uma zona bonita e ampla.

 

 

Cores claras 

 

Um ambiente claro é um dos melhores aliados, quando a intenção é fazer o espaço parecer maior do que é. A partir de um fundo branco ou bege, pode brincar com as cores em móveis e objectos de decoração. Se a ideia é transmitir uma sensação de continuidade, aposte na mesma paleta de cores em todas as divisões da casa. O branco tem a capacidade de refletir até 96% da luz, é uma cor atemporal que transmite pureza, limpeza e calma. Unificar a cor do sofá com a cor da parede, vai-lhe dar profundidade no ambiente e, dar a ilusão de um espaço maior. Paredes de tetos pintados da mesma cor (branco ou bege claro), transforma o espaço numa caixa de luz.

 

Como decorar um apartamento pequeno 4

 

Iluminação

 

A iluminação é outro dos pontos fundamentais na decoração dos espaços, quando se fala em ampliação de ambientes. Se tiver a sorte de ter uma varanda ou uma janela ampla na sala, facilite a entrada de luz natural, ao colocar cortinados leves e claros. A iluminação deve ser suave e abundante, mas estrategicamente bom colocada. Pode optar por um candeeiro por cima da mesa de jantar, luzes direccionadas e focos embutidos nos tetos.

Como decorar um apartamento pequeno 5

 

 

Acessórios versáteis 

Aposte em acessórios que tenham mais do que uma função, ou que possam ser “escondidos” quando não estiverem a ser utilizados. Pufes e bancos, assim como mesas de apoio, podem ser facilmente guardados(as) debaixo de uma mesa, ou algo de género, desobstruindo a passagem.

Dica: Procure por “mesas open up” e descubra a melhor opção para si!

Como decorar um apartamento pequeno 6

 

Para complementar este artigo, veja também como mudar a decoração da sua casa mas não quer gastar muito dinheiro!

Tags: