Cuidados com o Sol: Proteja-se! 1
Posted on / by Maria Meneses / in Saúde

Cuidados com o Sol: Proteja-se!

Nunca é demais ouvir conselhos sobre os cuidados a ter com o sol. E nesta altura do ano, onde finalmente começa a tornar-se mais forte, é necessário tomar alguma atenção. Para muitos, estes os primeiros dias de praia, é a vingança de um inverno longo e a tendência para esquecer os cuidados básicos. Sem as medidas de prevenção adequadas, a exposição solar é um fator de risco para o melanoma e outros tipos de cancro da pele. Aprenda a lidar com o sol!

Aproveite estes meses para redobrar os cuidados com o sol e prepare-se para um verão saudável!

Quando falamos em sol, pensamos imediatamente na nossa pele, certo? Na verdade, é mesmo a partir da pele que muitos dos processos biológicos começam. Por exemplo, é a partir da exposição solar que o organismo desenvolve a vitamina D, essencial para a nossa saúde e bem-estar.

O contacto da pele com o sol é saudável se for em quantidades controladas e sempre com a devida proteção. Quando é em demasia e sem proteção, pode trazer consequências graves e doenças como é o caso do cancro de pele.

 

Cuidados com o Sol: Proteja-se! 2

 

Para que relembre todos os cuidados para a estação que se aproxima, reunimos 7 dicas que deve tirar nota e por em prática!

7 Truques e dicas para lidar com o sol:

1. Apanhe sol progressivamente e evitar as horas de maior perigo

Uma das dicas mais úteis e importantes: evitar o sol nas horas onde os raios UV são mais perigosos, ou seja, entre as 12h e as 16h. É perfeitamente possível fazê-lo: aproveite a praia de manhã bem cedo e depois à tardinha! Aproveite o intervalo para almoçar, fazer uma sesta, ler um livro! Se não estiver de férias, é ainda mais fácil: acaba o trabalho e vai diretamente para o sol! Nada melhor que acabar o dia com um mergulho e um pôr-do-sol. Que tal?

 

2. Leve sempre consigo um protetor solar

Nada melhor do que andar prevenido! Estava um dia terrível cheio de nuvens e até chuva, do nada, ficou um sol abrasador? Resolveu ir com os colegas de trabalho a um almoço espontâneo numa esplanada? A solução é proteger a pele.

Mesmo que a sua pele seja morena ou aparentemente, menos suscetível a escaldões do que a do seu amigo, isso não significa que os raios UV não sejam perigosos para si. É sempre importante usar protetor solar. Por isso, aconselhamos que guarde um sempre consigo, assim não há desculpas!

 

3. Use maquilhagem com fator de proteção solar

Embora haja exceções, a maioria das mulheres usa maquilhagem no dia-a-dia, para ajudar, já a grande maioria das marcas tem maquilhagem com proteção solar. Bases líquidas, bases em pó, todas os tipos e formas têm já proteção.

Essencialmente, o que tem de fazer é perguntar ao vendedor se o produto que está a comprar tem ou não proteção UV. Por norma, o fator varia de uns produtos para outros. Aconselhamos a comprar os que garantem o mínimo de SPF 30 (O SPF indica o fator de proteção solar, ou seja, é a medida relativa à duração pelo qual o produto o/a vai proteger contra os raios UV).

 

4. Exfolie, hidrate e proteja a pele

A exfoliação é o passo ideal para preparar a pele antes do sol. Quando se exfolia a pele retiram-se as células mortas e deixa-se a pele completamente renovada. Claro que ao fazê-lo é muito importante ter em atenção que a camada que está ao de cima é muito sensível e deve ter extra cuidados. O protetor solar é sempre indispensável, especialmente neste momento.

Também a hidratação é importante! Embora esta não impeça que o sol queime a pele, de certa maneira, acaba por contribuir para a sua saúde. Porquê? Porque cada vez que estamos em exposição ao sol, a pele vai ficando cada vez mais seca e mais sensível aos raios UV. Assim, ao hidratá-la está a ajudá-la a ter novamente uma camada reconstrutora e protetora. Cremes hidratantes e muita água, são absolutamente imprescindíveis! Uma boa solução é o “after sun”, um creme especificamente indicado para aplicar depois de estar várias horas ao sol.

 

5. Líquidos

A hidratação começa no interior! Durante a exposição solar, é muito importante que mantenha o corpo hidratado. O sol vai gastar as reservas de água muito mais rapidamente, sendo necessário compensar esta perda.

Tenha sempre consigo uma garrafa de água e vá bebendo ao longo do dia! O mesmo se refere à hidratação exterior. Como mencionámos no ponto anterior, é essencial hidratar a pele com creme.

 

6. Atenção às atividades na praia, na água ou à beira mar

É um mito dizer que dentro de água queimamos mais a pele! O sol na areia é bem mais perigoso do que na água (+17% vs +5% de reflexão). No entanto, esses 5% em que se reflete a mais na água, podem fazer diferença porque a pessoa não sente tanto calor.

É por isso necessário redobrar as atenções na praia, tanto na areia como no mar! Não se esqueça de usar protetor solar nas caminhadas à beira mar, nos desportos dentro de água, entre outros vários exemplos.

 

7. Alimentação

É também importante mencionar alguns alimentos indicados para esta época. Claro que é sempre relevante que mantenha a sua alimentação saudável e equilibrada, no entanto, existem alguns alimentos que são mais indicados nesta altura de sol:

  • Citrinos, como a laranja, toranja e o limão: São ideais para uma pele saudável;
  • Cenouras: ricas em beta-caroteno que ajuda a bronzear a pele;
  •  Salmão: rico em ómega 3, especialistas indicam que pode ajudar a prevenir queimaduras na pele causadas pelo sol.

 

E que comesse o verão! Aproveite todos os momentos, mas lembre-se de colocar em prática os nossos conselhos!

Tags: